top of page

Inscrição Concurso Cosplay - Matsuri Anime Fest 3° EDIÇÃO

Olá Otakus, para você que vem ao MATSURI ANIME FEST com seu Cosplay favorito, poderá participar do concurso e ganhar prêmios!! 

INSCRIÇÕES ONLINE INICIAM EM 07/07/2023

INSCRIÇÕES ONLINE ! 

 

A palavra Cosplay é uma abreviação de “Costume & Play”, se vestir de um determinado personagem e interpretá-lo. O costume já é tradição em eventos de cultura pop em geral e tem uma história de mais de 70 anos.

Matsuri Anime Fest é uma oportunidade para os cosplayer's mostrarem seus talentos e interagirem com os visitantes do Matsuri Anime Fest.Com formato de desfile, os Cosplayer's tem a liberdade de caminhar pelo palco interpretando seu personagem. Os jurados irão escolher os melhores em diferentes categorias. Participe desta festa!
 



Para competição teremos duas categorias que são:
•Concurso Cosplay;

•Concurso Cospobre;

•Concurso KIDS;

 


Regulamento: 
CONCURSO/ENTRADA GRATUITA.

Das Regras Gerais

  • Olá Cosplayers!!

  • É com muito orgulho que a organização do MAF Entertainment apresenta à vocês o presente edital do regulamento do Concurso Cosplay.

  • No dia 10/03, sediaremos o tão aguardado MATSURI ANIME FEST 2° EDIÇÃO,. O evento ocorrerá no Club da ACIV, e contará com nosso tradicional Concurso Cosplay como uma de suas principais atrações.

  • A inscrição é gratuita, e deve ser realizada de forma on-line pelo formulário de inscrição até o dia 05/03/2024

  • Para mais informações sobre o evento e sobre o concurso, leia o restante do Regulamento Abaixo:



 

Das Regras Gerais:

  • 1. O concurso é aberto para pessoas com idade a partir de 5 (cinco) anos, sem limite de idade.

 

  • 2. Serão três categorias: Concurso Cosplay, Concurso Cospobre e Cosplay Kids.

 

  • 3. Na modalidade Kids, serão inscritas crianças de até 12 (doze) anos.

 

  • 4. Não é permitida a participação de: Staffs, membros da diretoria do MAF, membros dos grupos adjacentes ao MAF Entertainment. (Maid Café, Stary Dream, etc) e patrocinadores.

 

  • 5. Os interessados em participar do concurso devem realizar a inscrição até o dia 05/03/2024.

 

  • 6. Os cosplayers poderão concorrer em duplas ou grupos em todas as categorias de concurso. Caso a dupla ou grupo venha a ganhar colocação no pódio, o prêmio será entregue aos vencedores e os mesmos deverão decidir como será feita a divisão.

 

  • 7. Ao chegar no local do evento, o participante deve procurar a banca organizadora para reconhecimento e entrega do material de referência.

 

  • 8. Os participantes devem se reunir no local indicado pela comissão organizadora 30 minutos antes do início do concurso. Todos serão organizados em fila, e nela deverão permanecer até o início do concurso. Caso o Cosplayer saia do local designado sem justificativa, será desclassificado.

  • 9. Ofenças, palavrões, apelo sexual, apologia a qualquer tipo de droga ou crime, discriminação por raça, gênero, orientação sexual, religião e etc., serão considerados pelos juízes como critério para a desclassificação do participante.

 

  • 10. É terminantemente proibido o porte de: Explosivos, armas de fogo (mesmo que descarregadas), armas brancas com fio ou objetos que representem perigo aos presentes no evento. O porte deste tipo de objeto dará ao evento a autoridade de barrar o visitante na entrada e recolher o mesmo ao guarda-volumes, tendo o visitante o direito de retirá-lo no final do evento.

 

  • Das Regras De Apresentação e Avaliação:

  • 1. Os participantes podem escolher apenas 1 (uma) categoria para participarem.

 

  • 2. Todos os participantes devem trazer no mínimo 1 (uma) imagem de referência em mídia impressa colorida de seu personagem, em folha A4, que deve ser entregue à banca organizadora. A imagem de referência é de extrema importância para que os jurados possam avaliar corretamente os detalhes da roupa e acessórios do Cosplayer mesmo que não conheçam o personagem.

 

EXEMPLO DE IMAGEM DE REFEÊNCIA:

 

 

 

 

 

 

 

 

  • 3. Os participantes farão uma apresentação, exibindo seu cosplay para o público e, principalmente, para os jurados. Durante a apresentação, o Cosplayer pode andar livremente pelo palco e interpretar o personagem. Ao final da apresentação e antes de deixar o palco, o Cosplayer deve se posicionar na marcação indicada no chão e parar de frente, de lado e de costas por alguns segundos na frente dos jurados, para que os mesmos consigam avaliá-lo com mais precisão. Feito isso, o Cosplayer irá rapidamente posar para a foto oficial do concurso, e então se retirar do palco.

  • 4. Ressaltamos que: Na categoria “Cospobre” e “Cosplay Kids”, não será exigida uma apresentação muito elaborada. Já na categoria “Cosplay”, os jurados julgarão o cosplayer com base na criatividade e elaboração de suas apresentações.

 

  • 5. As categorias “Cospobre” e “Cosplay Kids” não irão exigir apresentações, porém, o Cosplayer inscrito na categoria “Cospobre” deve também enviar os dados requisitados no final desse documento, e no momento da apresentação deve desfilar no palco da forma que preferir, e realizar a parada na marcação indicada no chão e parar de frente, de lado e de costas por alguns segundos na frente dos jurados, para que os mesmos consigam avaliá-lo com mais precisão. Feito isso, o Cosplayer irá rapidamente posar para a foto oficial do concurso, e então se retirar do palco.

 

  • 6. As apresentações devem ser de no mínimo 1 (um) minuto e no máximo 2 (dois) minutos, não contanto o tempo em que o Cosplayer fará as poses para os jurados e para a foto final.

 

  • 7. Os detalhes do concurso e demais dúvidas serão sanadas pela comissão organizadora nos 30 minutos antecedentes ao concurso, quando todos os cosplayers estiverem reunidos e posicionados.

 

  • 8.As notas serão dadas pelos jurados competentes, e a média entre eles será a nota final. Em caso de empate nas notas finais, caberá aos jurados e a coordenação decidir o desempate.

 

  • 9. Durante o Desfile, não será permitido o uso de: Líquidos (qualquer tipo, inflamáveis ou não); Fogo (isqueiros, tochas, etc); Simuladores de Fumaça; Sinalizadores; Demais objetos que apresentem perigo aos presentes no evento ou Danos Patrimoniais.

 

  • 10. Caso o participante faça o uso de materiais que venham a sujar o palco, o mesmo será responsável pela limpeza antes que o próximo concorrente entre para se apresentar. Será fornecido ao participante material simples de limpeza para isso (vassoura e pano para limpeza).

 

  • 11. Se necessário, o participante pode ter um assistente de palco, devendo ser alguém já previamente escolhido e ensaiado pelo próprio participante.

 

Dos Critérios de Avaliação:

  • 1. Os critérios de avaliação adotados pelos jurados competentes do MAF Entertainment são:

 

  • 2. CAIMENTO: Onde será avaliado o caimento da roupa (cosplay) no participante, bem como a qualidade (no que puder ser observado).

 

  • 3.CRIATIVIDADE: Onde será avaliada a criatividade do participante em questões gerais, principalmente referentes a confecção dos cosplays ou dos acessórios (a montagem e adaptação do mesmo no caso de cosplays comprados ou feitos por terceiros).

 

  • 4. FIDELIDADE: Onde será avaliada a semelhança do cosplayer para com o personagem escolhido (características físicas e demais modificações corporais como tatuagens, piercings, peso e altura não farão parte da avaliação e não serão fatores influenciáveis para as notas).

 

  • 5. PERFORMANCE: Onde será avaliada a qualidade e a criatividade do desfile e da apresentação do cosplayer, levando em consideração as poses que referenciam o personagem e a dedicação à interpretá-lo enquanto estiver se apresentando.

 

  • 6. CABELO/MAQUIAGEM: Onde será avaliada a caracterização quanto à maquiagem, e estilização do cabelo (ou peruca) do cosplayer.

 

  • 7. Os jurados competentes escolhidos pela comissão de organização possuem experiência em ao menos uma das áreas dos critérios de avaliação, logo, são habilitados para julgar de forma justa e precisa os participantes do concurso.

  • 8. A partir do dia seguinte ao concurso, os participantes podem entrar em contato com a comissão organizadora do MAF para requerer suas notas em cada categoria e sua colocação geral no pódio. Um relatório será enviado para o participante (por email e Whatsapp) contendo sua avaliação individual.  O participantes terão um prazo de 10 (dez) dias para realizar essa solicitação.

1. Taxa de participação:
1.1. O participante interessado em se inscrever no Concurso Cosplay deverá preencher o formulário de inscrição disponível ao final do texto.

1.2. A inscrição será confirmada mediante o pagamento da taxa de participação no valor de R$20, que dará direito à entrada nos dois dias do evento como beneficio.

1.3. O pagamento da taxa deverá ser efetuado por meio de um link de pagamento, enviado após a conclusão do formulário de inscrição.

1.4 o pagamento da taxa é vedado apenas para categoria principal.

 

2. Premiação:
2.1. Todo o valor arrecadado com as taxas de inscrição será convertido integralmente em premiação para os vencedores do Concurso Cosplay.

2.2. A premiação será distribuída de acordo com a classificação final, contemplando os participantes mais bem avaliados pelos jurados.

2.3. A lista de prêmios e suas respectivas categorias será divulgada previamente no site do evento e poderá ser atualizada até a data de realização do concurso.

3. Categorias:
3.1. O Concurso Cosplay contemplará diversas categorias, incluindo, mas não se limitando a: Melhor Figurino, Melhor Performance, Criatividade, e Escolha do Público.

3.2. Os participantes serão informados sobre as categorias específicas durante o evento, para que possam ajustar suas apresentações conforme necessário.

4. Critérios de Avaliação:**
4.1. Os cosplays serão avaliados por um painel de jurados especializados, levando em consideração critérios como fidelidade ao personagem, qualidade do figurino, originalidade e habilidade de interpretação.

4.2. A decisão dos jurados será final e irrevogável.

5. Disposições Gerais:**
5.1. Os participantes deverão comparecer ao evento com antecedência, devidamente caracterizados, e participar das orientações fornecidas pela equipe organizadora.

5.2. Comportamentos inadequados, tais como discriminação, agressão verbal ou física, resultarão na desqualificação imediata do participante.

5.3. A organização reserva-se o direito de fazer alterações no regulamento, caso seja necessário, mediante comunicação prévia aos participantes.

Ao participar do Concurso Cosplay, os concorrentes aceitam integralmente os termos deste regulamento. A equipe organizadora deseja a todos os participantes uma experiência incrível e cheia de diversão no evento!

Das Incrições

As inscrições para o concurso devem ser realizadas por e-mail, até o dia 05/03/2024.

Para realizar a sua inscrição, envie os seguintes dados e anexos indicados abaixo para o e-mail: cosplaymaf@gmail.com , com o assunto “ Inscrição Concurso Cosplay”.

 

Ficha de inscrição:

Nome Completo:

E-mail:

Idade:

Telefone (Whatsapp):

“@” do perfil do Instagram:

Nome do Personagem:

Mídia da qual o personagem pertence:

Categoria na qual irá concorrer:

 

Junto de seus dados, o participante deve enviar em anexo: 

- 1 (uma) foto de referência do personagem, de preferência a mesma que será entregue impressa pelo participante aos jurados.

- Até 5 (cinco) fotos do participante vestido com seu cosplay.

- Áudio em MP3 para ser tocado no momento da apresentação do participante.*

*O áudio deve conter até 2 minutos. 

Como forma de se precaver, recomendamos aos Cosplayers que levem um pen-drive contendo as imagens de referência e também o áudio do desfile (em formato MP3), pois imprevistos podem acontecer e é sempre bom estar preparado!

Boa sorte à todos!!

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Contatos:

Facebook MAF: https://www.facebook.com/matsurianimeest/ 

Instagram MAF: @matsurianimefest

Email: matsurianimefest@gmail.com ou cosplaymaf@gmail.com


Serão disponibilizados:
*40 VAGAS PARA O CONCURSO
Após o cadastro, é preciso aguardar o retorno de confirmação por e-mail.

O Desfile Cosplay é um espaço especial para os visitantes que gostam de dar vida a personagens pelo evento todo e se divertir

Envie o Formulário pelo botão: 

OIP.jpg
bottom of page